TOURISM

[TOURISM] [threecolumns]

HISTORY

[HISTORY] [twocolumns]

CULTURE

[CULTURE] [threecolumns]

Food and Drink

[Food & Drink] [twocolumns]

ATUALIDADES-NOWADAYS

[ATUALIDADES-NOWADAYS] [threecolumns]

SUMMARIES

[SUMMARIES] [bleft]

Vila do Século 18 no Interior da Irlanda

No Condado de Kerry fica um museu que reproduz uma vila do século 18 na Irlanda, chamado Bog Village. A sua particularidade  é que mostra como foi um pequeno vilarejo que vivia da turfa naquela época.





Turfa é como se fosse uma esponja (de material orgânico), de cor marrom escuro muito usada como combustível. Veja fotos abaixo:




Hoje em dia é usada na jardinagem. 
A turfa é retirada das turfeiras, relativamente fácil de encontrá-las no interior do país. Vendo leigamente parece apenas um pântano. 
Clique aqui e veja como são esses pântanos.
Mas as turfas eram preciosas, tanto é que foram quase extintas em todo o mundo. Estas esponjas levam um certo tempo para se formar pois o material orgânico precisa ser decomposto lentamente. Para termos uma turfeira ideal são necessárias duas condições: muita chuva e pouca drenagem. Por isso a Irlanda é um dos países que mais tem turfeiras no planeta. As turfeiras já cobriram mais de 17% do território irlandês.
Outra característica é a sua alta acidez, em escavações já foram achados até corpos (vítimas de rituais muito antigos) em bom estado de conservação.
Terminadas as explicações sobre a turfa,  vamos passear pela vila???


Casa dos cortadores de turfa.





Nestas pequenas residências moravam numerosas famílias em precárias condições. A expectativa de vida não passava dos 45 anos.
















As janelas eram mínimas na maioria das casinhas. Existia uma lei irlandesa que determinava que janelas maiores tinham que pagar mais impostos, pois considerava-se que ter mais luz em casa era apenas um "luxo"




Esta é um tipo de carroça chamada caravana, usada por Travellers, uma espécie de ciganos irlandeses que tinham vida nômade, muitos deles viviam nestas carroças.




Casa do Ferreiro



O ferreiro era um oficio muito importante à aquela época pois afinal era ele que fazia e consertava quase todos os utensílios que seriam usados na lavoura, agricultura e no dia-a-dia. A casa dele era um pouco diferente. As paredes eram muitos mais grossas e resistentes.


















E ao contrário das outras casas esta possuía boa ventilação pois o vapor produzido pelas ferraduras quentes era muito grande.  
A luminosidade no interior era bastante baixa pois o ferreiro precisava ver com exatidão a cor das ferraduras. Quando estão quentes possuem diferentes tons de vermelho, laranja, etc.
O chão era também mais resistente.


Utensílios usados na agricultura e lavoura



















A Casa do Estábulo




Esta casa é muito curiosa pois de um lado vivia a família e do outro havia animais como porcos e vacas. 

















Os animais ficavam ali pois o calor deles ajudava a esquentar a casa!! Ali também eram feitos queijo e manteiga caseiros.

A Casa do "Roofer"




O trabalhador que fazia os telhados era muito bem remunerado e possuía uma das melhores casas da aldeia. Que eram mais espaçosas e podiam ter louças e objetos pessoais de maior qualidade.






 Havia uma grande demanda por este tipo de trabalhador pois eles eram os responsáveis por fazer o reparar os tetos de todas as casas. Que eram feitos de junco retirados do rio e que facilmente se danificavam.
Veja detalhes dos telhados nas fotos abaixo:









Os pôneis de Kerry




Na village também há pôneis irlandeses, chamados de Kerry Bog. Estes pôneis eram muito usados para transportar turfa, leite e até para pequenas viagens como ir à missa aos domingos. As pessoas preferiam estes pôneis do que os cavalos pois eram mais fáceis de manter, comiam menos e ocupavam menos espaço.
Também há exemplares da encantadora raça de cães Irish Wolf Hound, conhecida como o maior raça de cachorro do mundo e que a gente já falou neste post.
No museu também podem ser vistas as ruínas de uma casa onde vivia uma viúva com 5 filhos que foi despejada dali  na terrível época conhecida como A Grande Fome. 




A Irlanda dependia basicamente da batata para alimentar a população pobre, mas um vírus exterminou toda a plantação do tubérculo do país, fazendo com que milhões de irlandeses tivessem que migrar. Muitos dos que não migraram morreram de fome ou doentes. Este período absolutamente devastador irlandês durou de 1845 a 1852.

Ao sair da Bog Village há um simpático pub chamado The Red Fox Inn, onde servem bons Irish Coffees, mas a gente não experimentou pois ainda eram nove e pouco da manhã e acho que nem irlandês e sua imensa cultura alcoólica consegue tomar um Irish Coffee nesse horário.



É muito bom sair dos grandes centros e conhecer como é a Irlanda do interior e as suas infinitas curiosidades.

Para ter mais informações sobre a Bog Village é só acessar o site aqui.

Post A Comment
  • Blogger Comment using Blogger
  • Facebook Comment using Facebook
  • Disqus Comment using Disqus

8 comentários :

  1. Parabéns para a blogueira pelas postagens, através de seus comentários e imagens nos sentimos um pouco presentes nos locais que vocês visitam.

    Parabéns Amados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Irene!!!
      Que bom que gosta dos posts!!
      A nossa ideia é justamente essa, fazer com que os nossos leitores embarquem com a gente nos nossos passeios.
      Beijao
      Andrea

      Excluir
  2. parabens blogueira, está ficando cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  3. Lugar muito interessante, verdadeira aula de história sobre esta época da Irlanda, e do extrativismo deste produto tão importante naquele momento, mas que eu não conhecia. As casas pareciam tão reais que dava a impressão que os donos poderiam chegar a qualquer momento.

    ResponderExcluir
  4. Aii, que legal! Nunca tinha ouvido falar nesse lugar! quando fui pra Connemara aprendi bastante sobre as turfas, é realmente bem interessante! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara!!!
      É muito interessante mesmo!!! Eu não tinha nem idéia de todas essas histórias sobre a turfa antes de visitar este museu.

      Excluir
    2. Muito interessante mesmo! Adorei a carroça\caravana =]

      Excluir
    3. OI Wiliian
      É muito fofa mesmo a carroça!!!
      Os travellers existem até hoje na Irlanda. Alguns moram perto de onde o Alex trabalha.
      Beijo
      Andrea

      Excluir